02 outubro, 2009

Dores Humanas

O que é a dor? O que é sofrimento? Por que sentimos algo que nem é físico, mas qualificamos como dor, ao magoar alguém que amamos?
Somos tão orgulhosos e felizes por ter uma razão superior aos animais e por termos controle de nossas ações que, às vezes, esquecemos a dor do descontrole, do instintivo, do puramente emocional.
Emoção: o que é? Não saberia responder, apenas sentir, apenas tentar explicar.
Só sei que hoje sinto em demasia emoções e sentimentos confusos...vergonha, repulsa, raiva de mim mesmo, arrependimento.
Eu que me orgulhava de meu racionalismo e calma, fui superado por uma emoção mais forte que a razão. E isso dói, por ter machucado pessoas que amo; mas muito mais por eu saber que o fiz, me arrepender, querer consertar.
Essas dores humanas, possíveis a qualquer um de nós, nos fazem crescer e amadurecer. Estou juntando forças para levantar a cabeça poder olhar nos olhos de quem magoei, sem me sentir mal. Sei que fui perdoado de coração, sei que o amor será mais forte. Mas até lá curtirei minha dor, degustarei o ácido desprazer da lembrança da minha ação e vou marcar na memória para toda minha vida um olhar e uma única palavra do momento derradeiro: "Doeu"!
Somos ainda (talvez sempre) animais e não podemos esquecer disso. Mas não podemos pecar contra nós mesmos por instintos. Sentir e pensar... Temperar a emoção.
Fim do desabafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário