27 outubro, 2009

Felicidade

O que é a Felicidade? Por que temos necessidade de buscar esse ideal? Será que temos realmente essa necessidade?

A ideia de felicidade permeia toda a Filosofia desde os gregos. Platão, Aristóteles e todos que vieram depois trataram do assunto a seu modo. Partimos de um pressuposto nessa abordagem: o universo tem um fim (teleológico), teve um começo e por isso, deve ter algo que seja um objetivo final para o Homem. Mas será que deve mesmo? E se admitirmos que não há determinismo e teleologia, ainda teríamos a ideia de felicidade?
Assusta à maioria das pessoas pensar que sua vida não tem um grande objetivo, não tem nada "esperando", não tem A Felicidade! Esse sentimento de estar bem, ser feliz, alegre e ter tudo que deseja pode facilmente ser alcançado por si mesmo sem aderir a essa ideia determinista de mundo. Basta ter discernimento sobre as coisas que se quer e saber mensurar o valor das conquistas pessoais, no dia-a-dia. A felicidade, assim se construiria aos poucos, constantemente e gradativamente. Seria não apenas alcansável, como também "concreta", passível de medir e usufruir.
Mas a vida não é assim e a maioria das pessoas precisa incluir em sua visão de Felicidade a divindade, objetivação inalcansável, algo espiritual. Colocam a responsabilidade por sua felicidade em terceiros, bens materiais ou mesmo situações. Abrem um leque de pré-requisitos para ser feliz que sabemos de antemão: nunca serão felizes. Ou se alcançarem seus objetivos, perderão sua noção do que é ser feliz. Palavras vazias e conceitos não conseguem substituir a sensação!

Por isso, cuidado! O que você imagina que seja Felicidade? Ela é real para você? Você realmente sabe o que fazer para sentir-se feliz?
E o mais importante: você quer ser feliz?

Um comentário:

  1. Sempre a imaginamos como um objetivo para o FUTURO.Desta forma, não é de estranhar que algum de nós a julgue inalcansável.Afinal, se o tempo passou, já é PRESENTE, e se já chegou, a felicidade deveria estar aqui, não é?!
    Pois digo:Ela sempre esteve!Nós é que geralmente, com esta mania ridícula de vinculá-la ao futuro, nunca a percebemos.Por vezes considero a AUSÊNCIA DE PROBLEMAS como felicidade.Esclareço que me refiro a problemas de fato, e não pequenas chateações de nossa vidinha mundana.
    Já percebo que levanto mais uma questão: o que é um problema?? Tenho como visão pessoal, que problema é algo que inquieta, atrapalha, e EXIGE resolução.Se é definitivo, já não é problema, pois como diz o dito popular: "Se não tem remédio, remediado está".E se não há como mudar o "falso problema", nós é devemos nos ajustar para viver bem com a nova realidade,e, por que não, encontrar a felicidade? Às vezes, só precisamos mudar o ângulo para enxergar.
    E o óbvio ululante(de acordo com o que penso, claro), se não temos problemas a resolver, temos FELICIDADE.Não talvez aquela felicidade semelhante(e efêmera)como uma queima de fogos.Felicidade(para mim) tambem é ter tranquilidade para usufruir o que a vida tem de bom e planejar nossas conquistas.Devemos valorizar não só o pote de ouro no fim do arco-íris, mas toda a caminhada que fazemos para chegar.
    Acho que me empolguei no comentário, vou parando por aqui, pois uma coisa "puxa" a outra, e não sei onde isto vai dar.

    ResponderExcluir