Nesse semestre inicio a caminhada rumo à formatura e começo a pesquisar para minha monografia. Vou escrever sobre Nietzsche, é óbvio, mas procurarei enfocar um conceito pouco trabalhado em sua obra.
Se vou conseguir ou não, vai depender em grande parte das leituras que tenho pela frente e de certas relações que estou estabelecendo e quero comprovar (se for possível).
Um blog dedicado a dividir com os leitores as minhas ideias, pensamentos e dúvidas. Pretendo questionar mais do que informar, incitar mais do que acolher, ousar mais do que aceitar. Seguiremos um caminho juntos, de descobertas e conhecimento, aproveitem. É imprescindível ter imaginação, análise crítica e bom humor para aguentar as postagens.
17 março, 2011
25 fevereiro, 2011
Papel - redefinindo a palavra
A busca de uma redefinição para uma palavra parece ser um processo fácil; no entanto, a prática demonstra sua complexidade e desafio. Repensar o conceito implícito na definição pode nos levar a uma busca intensa por sentidos, idéias e conotações antes ignoradas. O desafio desse texto se concentra numa palavra comum, substantivo, objeto.
14 fevereiro, 2011
Nietzsche e a Criação de Valores
Essa postagem é um ensaio sobre a moral de Nietzsche originalmente apresentado em um trabalho acadêmico de Ética Aplicada.
Já foi publicado em outros dois blogs e agora o apresento aqui:
Já foi publicado em outros dois blogs e agora o apresento aqui:
12 fevereiro, 2011
Aforismos II
Seguindo a série aforismática:
6)Com muita freqüência sou chamado a opinar sobre assuntos filosóficos galgados em pressupostos não explicitados, incluindo debates entre docentes; pergunto-me: como não questionaram os pressupostos antes?
6)Com muita freqüência sou chamado a opinar sobre assuntos filosóficos galgados em pressupostos não explicitados, incluindo debates entre docentes; pergunto-me: como não questionaram os pressupostos antes?
30 janeiro, 2011
Amizade e Seriedade
O estranho título da postagem se explica pelo assunto abordado: o quanto amigos não tem seriedade para com o trabalho ou ocupação de um amigo.
Não sei se outros passam por essa situação, mas percebo uma dificuldade tremenda da parte dos meus amigos em entender minhas opiniões mais sérias, meus debates filosóficos, minha escolha pela careira
Não sei se outros passam por essa situação, mas percebo uma dificuldade tremenda da parte dos meus amigos em entender minhas opiniões mais sérias, meus debates filosóficos, minha escolha pela careira
06 janeiro, 2011
Aforismos
De tanto ler Nietzsche, alguma coisa de filosofia chinesa e por gostar do estilo vou postar alguns pensamentos aqui. Apenas insights e pequenas provocações, mas acho que podem render algumas ideias interessantes.
Assinar:
Postagens (Atom)