08 janeiro, 2013

Inversão de valores no Brasil


     De tudo o que vemos nas pessoas, das notícias que surgem na mídia, das informações compartilhadas em redes sociais, me vem uma pergunta: vivemos uma inversão de valores no Brasil?
     Parece muito fácil entender que os valores sociais estão invertidos em nossa sociedade, ou pelo menos deturpados, mas será que realmente é assim?

     O que é um valor? Podemos dizer, de um ponto de vista ético, que os valores são os fundamentos da moral, das normas e regras que prescrevem a conduta correta; são as qualidades e virtudes aceitáveis, e por conseguinte, os defeitos e fraquezas não aceitáveis. Os valores podem ser avaliados intrínseca ou extrinsecamente, e podem gerar juízos de valor, ou seja, opiniões que estabelecem o que deve ser motivo de censura, elogio ou recomendação (Japiassú/Marcondes).
     O que podemos chamar de valoroso, aquilo que é desejável, as qualidades que uma pessoa deveria possuir em nosso país? Essa pergunta deveria ser a primeira a ser feita por pais, professores e governantes no desejo de entender as relações sociais que se iniciam na infância e acabam por determinar os valores e a postura ética dos indivíduos na vida adulta. Ser bom, honesto, verdadeiro e íntegro parecem ser virtudes que não bastam para se viver em nossa sociedade contemporânea, sempre em busca de algo mais, mais rápido e sem muita intensidade.
     A malandragem, a esperteza, o famoso "jeitinho brasileiro" e uma certa tendência a desrespeitar leis também fazem parte de nossa escala de valores. Qualquer pessoa que agiu honestamente, já ouviu de amigos próximos que era estúpida por agir assim, ou que deveria ter agido de forma "esperta". O clássico exemplo da carteira encontrada, recheada de dinheiro: a pessoa devolve e sempre vem amigos falando que se fosse outro, teria ficado com o dinheiro.
     Isso diz muito sobre a forma como o povo vê as coisas ao seu redor,  como as pessoas avaliam e formam juízos uns sobres os outros. Parece seguro afirmar que para a maior parte do povo é válido flexibilizar as regras, adiantar-se ao acreditar que será enganado, buscar uma vantagem antes que outro o faça. Perceber isso é desanimador.
     Ao mesmo tempo, qualquer pessoa concorda que isso é errado ao ser questionada ou informada sobre isso. Ou são pessoas muito ingênuas ou muito hipócritas, não sei ao certo. O que sabemos é que essa forma de dar valor a qualidades questionáveis exerce um poderoso incentivo para que essa maneira de viver eticamente se perpetue. 
     Então, ainda cabe o questionamento inicial: há uma inversão de valores no nosso país? Creio que não. O que temos é uma mistura de valores e uma falta de orientação ética que nos permita avaliar melhor as  escolhas e regras morais que guiam a sociedade. O Brasil é pródigo em invenção, criatividade e flexibilidade. Nesses quesitos, que são nossa mais forte característica como povo, somos superiores à maioria dos outros povos; mas não sabemos orientar essas qualidades com valores éticos por estarem misturados a defeitos pouco desejáveis em uma pessoa ética. 
     As notícias de corrupção que tanto nos indignam, ou os assassinatos cruéis praticados por menores, os crimes hediondos que nos fazem vociferar contra os responsáveis: são todas situações que nos mostram essa mistura de valores, que nos  dão a impressão de vivermos em uma terra sem lei, sem ética, onde o bandido vence e o trabalhador perde e é explorado. Mesmo assim, votamos errado, nos sujeitamos à alienação e procuramos voluntariamente não mudar de vida e buscar o jeito mais fácil.
     Enquanto for assim será muito difícil não se sentir em um vazio ético, um país de impunidade e desrespeito às leis. Mas o que fazemos para mudar? E se pode mudar? Sim. Sempre se pode mudar.
     Podemos começar ensinando o certo às crianças. Praticando o que ensinamos. Buscando  evitar e combater a corrupção quando ela se apresentar. Dando exemplos de civilidade e respeito às outras pessoas. Questionando o que pode ser um valor. E o mais importante, tentando sempre demonstrar à maior quantidade possível de pessoas esses questionamentos acerca dos valores.

Um comentário: