21 outubro, 2012

Textos Filosóficos

     A dificuldade em escrever um texto filosófico depende diretamente do assunto? Depende do autor e suas qualidades? Parte da integração de ambos? Ou é ainda uma combinação disso tudo que pode nos levar a desenvolver um bom texto filosófico?

     O problema em escrever um texto que tenha cunho filosófico ou aborde temas filosóficos é que as ideias tem que se agrupar em argumentos condizentes, e ainda, escrever de modo claro, agradável. Mas equilibrar esses elementos não é uma tarefa exatamente fácil, pelo contrário.
     Tenho desenvolvido meu estilo de escrita ao longo dos anos em prol de uma abordagem mais direta e dinâmica, procurando não perder o interesse do leitor ao mesmo tempo em que se mantém um rigor argumentativo, obrigatório para o entendimento de um texto filosófico.
     Os textos assim escritos pretendem manter acesa a chama da curiosidade, indispensável em qualquer trabalho. O desafio agora é escrever para jovens alunos de Ensino Médio em escola estadual. Trazer de volta a leitura na escola, tratando o texto filosófico como um novo companheiro dentro da sala de aula.
     Se serei bem sucedido? Não sei. Mas tenho bem clara a distinção entre trabalho acadêmico, ensaio, textos de apoio ou apenas um texto para relaxar e ler sem pressão. Equilibrar tudo isso é que vai ser o desafio. Qual será o primeiro assunto a ser tratado filosoficamente?

2 comentários:

  1. No meu blog tem alguns textos que usei em sala de aula com meus alunos. Eles gostaram do meu estilo. Se quiser dá uma olhada www.filosofiahoje.com

    ResponderExcluir
  2. Boa! Segui sua dica e vou usar algumas coisas. Valeu!

    ResponderExcluir