12 fevereiro, 2011

Aforismos II

Seguindo a série aforismática:

6)Com muita freqüência sou chamado a opinar sobre assuntos filosóficos galgados em pressupostos não explicitados, incluindo debates entre docentes; pergunto-me: como não questionaram os pressupostos antes?

7)Que estranho fascínio exerce sobre o homem a idéia de divindade. Pena que sempre externa e de maneira tão doutrinária.

8)O ato de ensinar é mais que uma doação, é uma atitude de abertura perante o aluno, cabendo ao professor saber ouvir e também aprender.

9)Sou ateu e niilista apenas porque me exigem rótulos, por mim seria apenas um homem livre.

10)O que é o instinto no homem? Nosso lado animal ou a manifestação mais direta e verdadeira de nosso inconsciente? E pior: se é o inconsciente, por que se tem tanto medo do instinto natural? Será porque somos racionais?

Esses pensamentos jogados em frases nesse blog, orientem minhas meditações pessoais, onde busco desenvolver meu raciocíno filosófico. São pedaços de ideias maiores, condensadas em poucas palavras. O sentido das expressões é o que importa; a mensagem é que deve prevalecer, independente da forma linguística.
Espero contribuições.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário