30 janeiro, 2011

Amizade e Seriedade

O estranho título da postagem se explica pelo assunto abordado: o quanto amigos não tem seriedade para com o trabalho ou ocupação de um  amigo.
Não sei se outros passam por essa situação, mas percebo uma dificuldade tremenda da parte dos meus amigos em entender minhas opiniões mais sérias, meus debates filosóficos, minha escolha pela careira
de professor e não conseguem aceitar o fato de eu querer pensar, filosofar.
A amizade é uma faca de dois gumes nesse caso. Posso contar com eles para a mairoria das coisas, para diversão e problemas; justamente por isso - por me conhecerem e não levarem a sério certas coisas que faço - acabam por manter-se distanciados da seriedade que se exigiria para compreender a diferença de um profissionalismo em relação à figura do amigo.
A maioria não respeita o trabalho de outro amigo, não vê utilidade em coisas fora de seu "mundo"; aqui percebo uma tendência geral, não exclusiva do meu círculo de amizades.
Parentes são até piores. Aqueles que me viram nascer, crescer, estudar e trabalhar: não me vêem como um filósofo, apenas como o Alex de sempre.
Minha mãe não lê meu blog! E olha que já deixei o PC ligado e na página algumas vezes... mas vá lá. Sou apenas seu filho, não um estudioso ou erudito acadêmico.
O que espero é um pouco mais de seriedade da parte de amigos e parentes. Não há porque desrespeitar as escolhas e vocações uns dos outros. Parece brincadeira, mas para ser levado à sério tenho que me corresponder com desconhecidos, pessoas que residem longe ou com conhecidos (daqueles que se tem no Orkut sem nunca conversar).
Fica o desabafo: levem a sério seus amigos no que eles mais gostem de fazer, principalmente numa escolha profissional ou de estilo de vida!

Um comentário:

  1. Acompanho o seu descontentamento, caríssimo. Não é fácil ter de lidar com piadinhas, risinhos amarelos ou olhares de pena. O que falta é respeito, puro e simples. Mas este é o caminho que escolhemos, não é? Ficar despertos enquanto os outros dormem o sono dogmático... Força aí, Alex! Estamos juntos nessa! Um forte abraço!

    ResponderExcluir