04 março, 2010

Atitude Ética e Moral

Eu acompanho as notícias sobre corrupção, sobre assassinatos estúpidos entre vizinhos, sobre pedofilia, sobre o desprezo geral pelo "outro" em nossas relações sociais.
Parece que só se quer satisfazer a "besta humana", cada um tentando saciar suas paixões, taras e extravasar a violência contida por séculos de civilidade, esquecendo-se das regras de convivência,
respeito pela vida alheia. No Brasil, o descrédito com as instituições deixa uma impressão de pessimismo capaz de ofuscar as boas coisas que muitos indivíduos conseguem produzir.
Eu escrevi parece...porque acredito que o problema seja muito mais complexo do que se apresenta. É um malefício social, talvez mesmo uma patologia de nossa época. Nietzsche disse: "A loucura é a exceção no indivíduo, mas regra nos grupos". Será que estamos vivendo um período histórico de estresse social? Será que o sistema político, econômico e cultural do mundo globalizado está causando uma neurose coletiva, lenta e gradual em nossa sociedade? Será que essa patologia já não está em seu auge a algum tempo?
Independente dos fatores que provocam a alegria da imprensa sensacionalista, penso que é um momento de oportunidade para os educadores (em especial os professores de Filosofia) ousarem um pouco mais no ensino da Ética e da Moral, tentando resgatar a discussão sobre valores, direito individual, conduta ética, regras de sociedade... O vácuo de décadas sem ensino de Filosofia no ensino médio passa a ser lentamente explorado por filósofos e sociólogos; pois que sejam esses a chamar a atenção para a falta de rigor no ensino dessas questões na escola pública.
É possível tratar de temas atuais aos alunos e discutir seriamente a questão Moral, a questão da Ética. Basta uma atitude por parte dos educadores; basta vontade e coragem de ousar, de tentar uma abordagem realmente capaz de mudar a visão de mundo pessimista que se mostra num olhar superficial. O "jeitinho" não deve ser a nossa marca, apesar dos séculos de maracutaias e politicagem suja. Mostrar os caminhos alternativos às novas gerações se faz mais que necessário...
Penso que a responsabilidade de EDUCAR é exatamente isso! Passar a matéria e também valores capazes de engrandecer como pessoa e cidadão nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário