26 junho, 2009

Livros para download

Atenção pessoal.
Nesse fim de semana, colocarei alguns links com livros de filosofia para download. É uma oportunidade de baixar livros clássicos, não exatamente raros, mas difíceis de encontrar normalmente.
Os donos de sebos é que são ainda nossa melhor fonte quando se trata de livros filosóficos, antigos ou novos, por um preço acessível.

E se tudo der certo, já posto a resenha do Anticristo...
Um abraço.

23 junho, 2009

Resenhas

Vou tratar de escrever resenhas sobre obras filosóficas nesse espaço. Acho importante para aqueles que não conhecem a obra ou o autor terem uma noção sobre o que está sendo trabalhado.
Começarei com um dos meus favoritos, numa próxima postagem: O Anticristo - F. W. Nietzsche!
Se quiserem sugerir livros é só comentar. Peçam a obra, que eu a lerei (se ainda não o fiz) e coloco a resenha no blog.
Um abraço.

20 junho, 2009

O que é REAL?

Pergunta difícil essa. Quando indagamos alguém a resposta vem quase automática: "é o que podemos tocar, perceber". Mas será isso mesmo?
Confesso que pouco li sobre realismo ou qualquer conceito de "realidade", então o que escreverei, ruim ou bom, é puro raciocínio meu.
A realidade nos parece ser apenas o que percebemos com existente, seja física ou mentalmente. Devemos ter aqui claro o conceito de "existência" de alguma coisa. Consideremos que existência seja estar acessível aos sentidos. Aqui já vou além do senso comum, pois já ouvi me dizerem que só o que tem matéria é existente. Prontamente questionei sobre as ondas de rádio, magnéticas e a luz. Não são palpáveis, e no entanto, não duvidamos de sua existência.
Mesmo o que podemos "sentir" ainda assim pode não ser a coisa em si, o real verdadeiro. Quem me garante que o que eu percebo é REALMENTE o que estou vendo/tocando/ouvindo?
A Epistemologia busca esse tipo de resposta e pretendo ouvir com atenção quando alguém falar a esse respeito.
O pensamento, os sonhos e a imaginação não são reais? Apesar de não existirem per si, estão acessíveis a nossos sentidos, os "vemos". Por estarem dentro de uma mente inserida no real, podem ser considerados reais?
Essas dúvidas me inquietam profundamente, uma vez que a lógica admite "vários mundos possíveis" em seus argumentos mais metafísicos. Se podemos imaginar esses mundos, não estaríamos de algum modo alcançando sua "realidade"?
Gostaria de opiniões sobre o assunto...um abraço.

18 junho, 2009

Metafísica

Os estudos sobre Metafísica englobam as questões mais fundamentais da Filosofia. Questionar sobre a existência ou não de Deus, sobre o que é o real, se as coisas existem (ontologia), o tempo, causalidade, e outros mais, é um desafio mais do que interessante.
Os filósofos tentam a séculos estabelecer as bases da Realidade e do Conhecimento, tentam conhecer a Verdade. Quase 25 séculos depois ainda engatinhamos em muitos desses temas e não é incorreto afirmar que ainda estaremos no escuro por muito tempo.
Sugiro a leitura da obra de Brian Garrett: "Metafísica: Conceitos-Chave em Filosofia" da Artmed, 2008. Aliás a coleção de filosofia da editora é muito boa e vale procurar ler.
Aos poucos introduzirei os temas metafísicos aqui no blog, primeiro porque considero importantes e gosto do assunto; segundo porque são importantes! A Filosofia se construiu a partir desses questionamentos fundamentais.
Deixo uma proposta de reflexão: qual é para você leitor, a questão mais fundamental da Filosofia? Qual é a pergunta-chave que deveria ser pensada primeiro na análise filosófica da realidade?

????????????????????????

17 junho, 2009

redefinindo palavras

Gostaria de compartilhar com os leitores um belo exercício proposto pelo professor Sérgio Sardi: redefinir palavras e conceitos. Nas aulas de Introdução à Filosofia na PUC-RS, pudemos exercitar o pensar, treinar a intuição. Abaixo transcrevo alguns dos "novos" sentidos que alguns colegas atribuíram a certas palavras:

Cegueira

Primeiro estágio da visão, quando tudo é claro demais e caótico na mesma proporção, e, portanto, impossível de compreender o que está pintado em nossas retinas. É quando tudo se vê, mas nossa mente nada compreende, pois ainda não está unida, inteiramente, com nossos sentidos.


Horizonte

Lugar" que não existe, nunca existiu e nunca existirá, mas que está em todos os lugares. Não existe, pois apenas o vemos, imaginamos, mas quando seguimos em busca dele para pesquisarmos não o encontramos mais e no local vemos um outro não-lugar, uma outra paisagem. E se voltarmos ao local inicial onde fora avistado então já o sentimos de uma nova maneira, não é o mesmo de anteriormente. Ele também é uma linha que divide o céu da terra, o vivido do não experimentado e nessa linha não se pode chegar, pois é como uma brincadeira de "pega-pega", onde ele sempre se esconde mais adiante.



Palpável
Palpável é aquele punhado de névoa colhido na neblina da alma, e que com a mão aprisionamos desesperadamente, chamando-o então: essência. Que dura somente enquanto não olhamos para a nossa mão, vendo que a ilusão já se desfez e que a névoa se esvaiu. Às vezes, e lamentavelmente, esse tempo dura a vida toda.

Outras belas definições foram possíveis, mas o espaço não permite a transcrição completa. Sugiro a realização dessa tentativa por parte do leitor. Imagine uma palavra. Imagine seu significado mais profundo, e depois mude; tente jogar com o sentido, com simbolismo. A linguagem deve permitir exprimir seus sentimentos. Não prenda a imaginação. Ins pire-se nos exemplos acima e descubra novos conceitos, "novas" palavras.

Enquanto isso em Mileto

Começando com as postagens, nada melhor que lembrar de Tales de Mileto, considerado o "pai" da Filosofia. Esse trabalho visa descarregar sobre os pobres leitores as ideias, aprendizagens, experiências e dúvidas que assolam os que estudam a Filosofia.
Pelo menos tentaremos expor de modo claro muitas das teorias, conceitos, Escolas e filósofos que mais nos fazem pensar.
O nome do blog faz alusão a fiar, tecer. Teceremos ideias juntos. Construiremos conceitos e o mais importante: tentaremos filosofar. Pensaremos por nós mesmos.
Afie seu raciocínio, apronte sua argumentação e senso crítico, permita-se encontrar conceitos diferentes e questione seu paradigma.
A próxima postagem terá um assunto interessante para iniciarmos...
Um abraço a todos.