20 junho, 2009

O que é REAL?

Pergunta difícil essa. Quando indagamos alguém a resposta vem quase automática: "é o que podemos tocar, perceber". Mas será isso mesmo?
Confesso que pouco li sobre realismo ou qualquer conceito de "realidade", então o que escreverei, ruim ou bom, é puro raciocínio meu.
A realidade nos parece ser apenas o que percebemos com existente, seja física ou mentalmente. Devemos ter aqui claro o conceito de "existência" de alguma coisa. Consideremos que existência seja estar acessível aos sentidos. Aqui já vou além do senso comum, pois já ouvi me dizerem que só o que tem matéria é existente. Prontamente questionei sobre as ondas de rádio, magnéticas e a luz. Não são palpáveis, e no entanto, não duvidamos de sua existência.
Mesmo o que podemos "sentir" ainda assim pode não ser a coisa em si, o real verdadeiro. Quem me garante que o que eu percebo é REALMENTE o que estou vendo/tocando/ouvindo?
A Epistemologia busca esse tipo de resposta e pretendo ouvir com atenção quando alguém falar a esse respeito.
O pensamento, os sonhos e a imaginação não são reais? Apesar de não existirem per si, estão acessíveis a nossos sentidos, os "vemos". Por estarem dentro de uma mente inserida no real, podem ser considerados reais?
Essas dúvidas me inquietam profundamente, uma vez que a lógica admite "vários mundos possíveis" em seus argumentos mais metafísicos. Se podemos imaginar esses mundos, não estaríamos de algum modo alcançando sua "realidade"?
Gostaria de opiniões sobre o assunto...um abraço.

2 comentários:

  1. Bom este com certeza é um assunto que da muito pano pra manga. Filosofando um pouco real acredito se desginar algo de concenso geral. Partindo dai é claro que seria necessario que muitas pessoas confirmasem como real alguma coisa. Porem e sempre existe um porem quantas pessoas seriam necessarias para tornar algo real? 300 ? 02 ? 01 ? ou nenhuma delas tudo é real e tudo é ireal?
    Como disse da muito pano pra manga e é um assunto acredito eu sem fim se é que algo possa mesmo não ter um fim!

    ResponderExcluir
  2. Confirmar pelo consenso é apenas opinião. Para termos algo científico precisamos de evidências ou uma hipótese lógica capaz de explicar o fenômeno. Lembra de Matrix? O que é real pode ser apenas estímulo neuronal e não uma existência por si...

    ResponderExcluir