17 junho, 2009

redefinindo palavras

Gostaria de compartilhar com os leitores um belo exercício proposto pelo professor Sérgio Sardi: redefinir palavras e conceitos. Nas aulas de Introdução à Filosofia na PUC-RS, pudemos exercitar o pensar, treinar a intuição. Abaixo transcrevo alguns dos "novos" sentidos que alguns colegas atribuíram a certas palavras:

Cegueira

Primeiro estágio da visão, quando tudo é claro demais e caótico na mesma proporção, e, portanto, impossível de compreender o que está pintado em nossas retinas. É quando tudo se vê, mas nossa mente nada compreende, pois ainda não está unida, inteiramente, com nossos sentidos.


Horizonte

Lugar" que não existe, nunca existiu e nunca existirá, mas que está em todos os lugares. Não existe, pois apenas o vemos, imaginamos, mas quando seguimos em busca dele para pesquisarmos não o encontramos mais e no local vemos um outro não-lugar, uma outra paisagem. E se voltarmos ao local inicial onde fora avistado então já o sentimos de uma nova maneira, não é o mesmo de anteriormente. Ele também é uma linha que divide o céu da terra, o vivido do não experimentado e nessa linha não se pode chegar, pois é como uma brincadeira de "pega-pega", onde ele sempre se esconde mais adiante.



Palpável
Palpável é aquele punhado de névoa colhido na neblina da alma, e que com a mão aprisionamos desesperadamente, chamando-o então: essência. Que dura somente enquanto não olhamos para a nossa mão, vendo que a ilusão já se desfez e que a névoa se esvaiu. Às vezes, e lamentavelmente, esse tempo dura a vida toda.

Outras belas definições foram possíveis, mas o espaço não permite a transcrição completa. Sugiro a realização dessa tentativa por parte do leitor. Imagine uma palavra. Imagine seu significado mais profundo, e depois mude; tente jogar com o sentido, com simbolismo. A linguagem deve permitir exprimir seus sentimentos. Não prenda a imaginação. Ins pire-se nos exemplos acima e descubra novos conceitos, "novas" palavras.

2 comentários:

  1. Muitissimo interessante vou passar direto por ak pra ler um poquinho de filosofia ..rs

    Parabens ao Alex pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Yo! estarei sempre por perto...de olho nas atualizações e sepre que possivel contribuindo...abraço

    ResponderExcluir