18 junho, 2009

Metafísica

Os estudos sobre Metafísica englobam as questões mais fundamentais da Filosofia. Questionar sobre a existência ou não de Deus, sobre o que é o real, se as coisas existem (ontologia), o tempo, causalidade, e outros mais, é um desafio mais do que interessante.
Os filósofos tentam a séculos estabelecer as bases da Realidade e do Conhecimento, tentam conhecer a Verdade. Quase 25 séculos depois ainda engatinhamos em muitos desses temas e não é incorreto afirmar que ainda estaremos no escuro por muito tempo.
Sugiro a leitura da obra de Brian Garrett: "Metafísica: Conceitos-Chave em Filosofia" da Artmed, 2008. Aliás a coleção de filosofia da editora é muito boa e vale procurar ler.
Aos poucos introduzirei os temas metafísicos aqui no blog, primeiro porque considero importantes e gosto do assunto; segundo porque são importantes! A Filosofia se construiu a partir desses questionamentos fundamentais.
Deixo uma proposta de reflexão: qual é para você leitor, a questão mais fundamental da Filosofia? Qual é a pergunta-chave que deveria ser pensada primeiro na análise filosófica da realidade?

????????????????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário