21 março, 2012

Licenciatura em Filosofia

     Eu comecei os estágios obrigatórios em licenciatura no semestre passado. Agora dou continuidade e consigo apreciar melhor as observações. E ainda faço monitoria!

30 dezembro, 2011

Relações Sociais

O que podemos dizer do entendimento das pessoas acerca da sociedade e das relações interpessoais?
Na gênese de uma boa relação social deve estar o acordo tácito de que os envolvidos falam a verdade, buscam um bem comum ou desejam pelo menos escapar a um estado de guerra ou luta generalizada.

11 novembro, 2011

Livros: por que lê-los?

     Em tempos de internet, mídias sociais, vídeos produzidos por qualquer pessoa com acesso a uma câmera, celulares e uma infinidade de recursos informativos como podemos manter o interesse em livros?

31 outubro, 2011

Racionalidade

O cerne da filosofia foi a busca de respostas para as questões fundamentais do Homem (origem, sentido da vida, o além da vida, funcionamento da natureza) enquanto ser pensante. Até que ponto essa necessidade de conhecimento é puramente por causa de nossa racionalidade? Não seria o oposto, uma tentativa de justificar o fato de que pensamos e que esse pensamento é racional, enquanto outros seres não o têm?

05 setembro, 2011

Filosofia em dedicação exclusiva

     A partir dessa semana estou focado em Filosofia em tempo integral! Acabou a minha carreira comercial e torno-me capaz de me dedicar inteiramente aos estudos.