18 abril, 2012

Por que é tão importante conceituar?

            O conceito de alguma coisa é a base delimitada de saber que nos permite entender o que o objeto de análise é, a que se refere e como se apresenta nessa realidade.

            O conceito trabalha em um estágio de reflexão, onde é possível conjecturar sobre suas características e desenvolver ideias a seu respeito. Não é necessário que o objeto esteja disponível fisicamente, pois temos o conceito para alcançar a sua essência, aquilo que é próprio dele. E justamente por isso, se pode ir além, explorar as facetas escondidas que o empírico nem mesmo percebe.
            Saber o que é um conceito traz liberdade de pensamento a qualquer teórico, qualquer filósofo; o objeto de estudo se torna maleável, leve e passível de transformação nas mãos de um habilidoso conceituador.
            Gostaria de ser um teórico tão bom quanto imagino. Talvez eu seja, e ainda não saiba. O que sei é que compreendo a importância de se ter conceitos bem claros e definidos antes de buscar lógicas ou argumentos elaborados. Como se pode ter ideias e pensamentos em meio ao caos de conceitos e opiniões incongruentes?
            O que vale é a verdade para consigo, e com os outros depois; se não conhece alguma coisa: pesquise, leia, informe-se. Crie uma definição e a partir dela estabeleça o conceito. E só então, arrisque-se a formular ideias, argumentos e debates.

2 comentários:

  1. Creio eu, se me permite um adendo...
    Vale lembrar ao iniciante, que não se perca nas idéias da comunicação e confunda Conceituar com Rotular. Método muito utilizado, tanto na publicidade quanto no marketing em geral, como artifício para "dar valor as marcas"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Sempre é bom não confundir as coisas! Grande abraço.

      Excluir