23 dezembro, 2009

Mudanças

Entender como se desenrolam as diversas mudanças em nossa vivência particular pode ser mais difícil do que parece num primeiro olhar. O que é mudança? Como se dá uma determinada mudança?
Sair de um emprego, trocar de casa, alterar um paradigma, ver o mundo com outros olhos; são todos esses fatos mudanças em algum sentido. Experimentar o novo, procurar entender algo diferente, adaptar-se a uma nova realidade: desafio para a maioria das pessoas e estímulo para outras tantas.
Mas será que é realmente difícil experimentar a mudança, será um desafio colocar-se frente à frente com algo novo? Nos nossos "tempos modernos" o dinamismo do mercado, da tecnologia e, por consequencia, de nossa vida particular, nos obriga a conviver com mudanças e nem nos damos conta. Informações também são uma forma de mudança e essa nos é trazida a todo momento. A complicação e a percepção comum de mudança decorrem de alteração física (troca de lugar, troca de cor, movimento) e ignora a mudança interna ou mesmo a experimentada pela mente consciente.
A todo momento em que estamos experimentando algo novo, podemos usar a informação, a experiência para alterar alguma coisa dentro de nós mesmos. Conhecimento é poder! Poder é ter a capacidade de se auto-regular, se auto-conhecer, se auto-responsabilizar.
Proponho um exercício de um dia: analise cada momento vivido e perceba se é uma oportunidade de mudar algo em que acredita, algo que faz, algo que gostaria de se desfazer. Marque cada momento importante e ao final do dia perceba quantas mudanças você enfrentou. Programe mudanças em sua rotina, em sua vida. Seja audaz! Ouse encarar o desconhecido e mudar, apenas para ter o prazer de dizer a si mesmo: "Eu mudei".
A indescritível sensação de liberdade, ansiedade, temor, responsabilidade e antecipação podem valer muito se souber analisar e tirar da vivência suas lições e prazeres para o futuro.
Mude. Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário