31 julho, 2010

Porque Não Voto

Com a proximidade das eleições, gostaria de compartilhar com meus poucos leitores a minha opinião sobre o nosso sistema de votação e porque não voto a algum tempo. Aliás, nem lembro quando e em quem votei pela última vez.
Acredito na liberdade de escolha e na política não é diferente, no entanto, as regras que regem nosso sistema democrático me impedem de NÃO VOTAR.  Apesar disso, não tenho gostado dos candidatos que se apresentam nas eleições; são sempre os velhos políticos misturados a caras novas que pregam a mudança a qualquer custo, ainda que "cheirem" como os velhos lobos. O que fazer?
Exerço livremente meu "direito" de não votar, simplesmente não comparecendo às eleições ou perdendo meu tempo justificando em uma zona eleitoral. Prefiro ir em outro momento mais calmo ao TRE e pagar a multa, regularizando meu título de eleitor.
Mas antes de me execrarem, não pensem que isso é feito de modo leviano. Eu avalio os candidatos, olho os programas na TV e procuro levantar informações sobre essas pessoas. Os partidos já me decepcionaram tanto que nem considero mais. Não existe ideologia verdadeira no Brasil, mas isso é assunto para outro post. O engraçado é que, não raro, tenho mais informação sobre um candidato que seu eleitor!
Sei que o voto tem uma história própria de sacrifício por parte das gerações anteriores, respeito àqueles que consideram esse um veículo legítimo de seu direito democrático e até admiro aos que conseguem sentir orgulho desse ato. Os que morreram para que eu pudesse votar, talvez estivessem ao meu lado hoje na luta pelo direito de ter um voto facultativo, não obrigatório. Esse passo é de nossa geração e dos nossos filhos também.
 Voto obrigatório só favorece o atual sistema de politicagem partidária. Eles escolhem os candidatos, mais pelo carisma do que pela competência administrativa ou mesmo técnica, e o povo que decida com qual dos "menos piores" vai ficar. Isso não é um direito, é uma enganação que não me serve.  Prefiro usar do sistema eleitoral e pagar para não votar. Meu dinheiro compra minha virtude nesse caso!
O que eu gostaria de ver é o índice de abstenções subir assustadoramente, com muitos eleitores fazendo o mesmo que eu. Serviria de alerta para os políticos sérios e para os verdadeiros democratas. Mostraria que o eleitorado não quer se sujeitar a votar em quem não merece seu voto.  Mas...
Como não encontrei ainda um candidato decente que me motive a querer sair de casa no único dia de descanso que tenho, pegando ônibus lotado, enfrentando fila... fico em casa no dia das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário