25 março, 2011

Questionamentos

E se a realidade não se parecer em nada com o que percebemos normalmente com nossos sentidos?
Num nível microscópico e num nível macroscópico as coisas são bem diferentes, a ponto de não podermos aplicar nossas "leis da natureza" para os fenômenos dessas realidades. Como supomos ser a nossa perspectiva a "melhor" para entender o mundo?

Realidade (outra vez)

         Depois de buscar compreensão em muitos textos e em filósofos epistemólogos, eu acredito que estou muito distante do entendimento que gostaria de ter acerca da realidade que percebo.
Pesquisei muito em filosofia e não consigo ver na Teoria de Conhecimento atual algo que valha a pena ser defendido; me parece que os filósofos se preocupam em argumentar, em fazer enigmas e jogos de hipóteses, mas esquecem-se de olhar para a realidade perceptível.

22 março, 2011

Antecipação

     O corpo treme. As mão suadas parecem estar frias, mas sei que não estão. Uma espécie de vertigem turva meu olhar no momento em que me concentro tentando encontrar as palavras exatas. Abro bem os olhos para afastar o véu que parece me cobrir e recobrar meu controle.
     A garganta seca dificulta falar, então pigarreio para recuperar a voz. Um vazio toma forma em meu ventre, no lugar do estômago. Parece que serei engolido por ele.
 

17 março, 2011

Monografia

Nesse semestre inicio a caminhada rumo à formatura e começo a pesquisar para minha monografia. Vou escrever sobre Nietzsche, é óbvio, mas procurarei enfocar um conceito pouco trabalhado em sua obra.
Se vou conseguir ou não, vai depender em grande parte das leituras que tenho pela frente e de certas relações que estou estabelecendo e quero comprovar (se for possível).